Site dos pescadores amadores do Brasil.

20 Tipos de Peixes do Mar [principais espécies]

Peixe na Isca: Seu novo site sobre pesca

Um site para compartilhar experiência e conhecimento sobre pesca.

20 Tipos de Peixes do Mar [principais espécies]

Veja 20 principais espécies de peixes do mar. Por isso, se você quer conhecer, confira agor nosso conteúdo.

Escrito por Homero P.

Em 14/07/2022 18:50

Se você quer conhecer as principais espécies de peixes do mar, saiba que este conteúdo foi feito para você. Ao longo deste guia, vamos te mostrar as 20 principais espécies de peixes do mar.

Além de falarmos sobre as principais espécies, ainda mostraremos algumas dos principais pratos que são feitos com cada um desses peixes. Assim, temos certeza que, depois de ler este conteúdo, você terá um conhecimento muito mais amplo em relação as principais espécies de peixes.

Mas antes da gente começar, não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos próximos que também querem conhecer mais sobre as principais espécies de peixes do mar. Temos certeza que este conteúdo ajudará muito.

Agora, vamos lá!

Principais Espécies de Peixes

01. Tilápia

Como primeiro peixe que queremos falar hoje, vamos falar sobre a tilápia. Se você é uma pessoa que gosta de comer peixe, com certeza você já deve ter comido a tilápia.

Esse realmente é um ótimo peixe e que é criado com o propósito de se tornar um peixe para alimentação humana. Em relação aos pratos que são feitos com a tilápia, podemos falar da moqueca de tilápia e da tilápia ao leite de coco.

Assim, o que podemos destacar é que este é um peixe super leve e que realmente proporciona ótimos pratos. Somado a tudo isso, esse ainda é um peixe fácil de encontrar, podendo ser encontrado em qualquer supermercado.

02. Peixe Dourado

Sendo um peixe de água doce muito conhecido, o Salminus brasiliensis, mais conhecido como Dourado, é um peixe muito apreciado.

Esse é um peixe que pode ser encontrado em muitos estados aqui do país e que, por muitos, é um dos peixes mais gostosos que temos.

Desse modo, falando um pouco dos pratos que podem ser feitos com o Dourado, vemos que há um leques de pratos bem amplo. Assim como a Tilápia, muitas pessoas compram o Dourado para fazer Moqueca - realmente é um prato delicioso.

03. Carpa

Um peixe muito encontrado e conhecido é a Carpa. A Carpa é um outro peixe de água doce facilmente encontrado.

Em relação ao tamanho desse peixe, a Carpa consegue chegar até 1 metro de comprimento. Geralmente ela é vista na cor cinza, mas por muitos, esse é um dos peixes mais bonitos que temos.

Agora, falando um pouco sobre ser um peixe comestível, vemos que a Carpa não é um peixe muito buscado pelo excesso de espinhas. Contudo, ainda sim, em alguns casos, as pessoas comem este peixe.

04. Tambaqui

Como quarto peixe da nossa lista, vamos falar agora sobre o Tambaqui. Sendo mais um peixe de água doce, o Tambaqui é um peixe encontrado com frequência na região norte do país.

Este é um peixe que costuma se alimentar de insetos, algas e até mesmo de pequenos peixes. Para termos uma noção do tamanho desse peixe, ele pode chegar a pesar até 30 quilos. Realmente é um peixe que pode ficar bem pesado.

Para quem está querendo comer o Tambaqui, vemos que a sua costela acaba sendo uma das partes mais aproveitadas.

05. Lambari

Saindo de um peixe grande que é o Tambaqui e partindo para um peixe de porte pequeno, vamos falar agora sobre o Lambari.

De forma bem diferente do Tambaqui, o Lambari é um peixe bem pequeno, tendo em média 10 centímetros de comprimento.

O Lambari é um peixe muito encontrado em rios e represas. Falando um pouco mais sobre ele, o Lambari geralmente é preparado de forma frita - e, falando um pouco sobre os benefícios dele, vemos que este é um peixe rico em cálcio.

06. Peixe Traíra

Como mais um peixe de água doce, o Traíra é um peixe carnívoro muito conhecido em todo o país. Como já destacamos, diferente de outros peixes que falamos ao longo deste guia, o Traíra é carnívoro, se alimentando majoritariamente de peixes e insetos.

Em relação ao tamanho, este é um peixe que não deixa a desejar, podendo atingir 60 centímetros. Para quem está querendo fazer uma receita com o traíra, é importante destacarmos que nem sempre as pessoas gostam do sabor deste peixe.

Contudo, em relação aos pratos, este peixe geralmente é preparado ao molho ou recheado.

07. Peixe Pintado

Como sétimo peixe da nossa lista, vamos falar agora do Pintado.

Primeiro de tudo, é muito importante comentarmos que o Pintado é um peixe que está entre as espécies em extinção, logo, é proibida a pesca dele.

Falando um pouco mais sobre ele, o Pintado é um peixe muito bonito tendo um estilo único e facilmente reconhecível. Sobre o tamanho do Pintado, ele é um peixe que costuma ter um tamanho médio de 100 centímetros, o que é um tamanho bem considerável.

De todos os peixes que falamos até agora, sem dúvidas o Pintado é um dos mais bonitos e únicos que mostramos. Comentando um pouco sobre os hábitos desse peixe, o Pintado é um peixe de água doce e que se alimenta principalmente de pequenos peixes.

08. Cachara

Como um peixe de grande porte, você se impressionará com o Cachara. Para termos ideia, esse é um peixe que pode chegar até mesmo em 20kg, com 1,2 metro de comprimento. Realmente é um peixe que pode ficar bem grande.

Falando um pouco mais sobre os hábitos do Cachara, ele é um peixe de água doce que se alimenta de outros peixes.

Na questão gastronômica, vemos que o Cachara é um peixe muito requisitado, tendo uma carne macia e sendo muito buscado. Sabendo disso, é possível fazer vários pratos com ele, um exemplo é o Cachara Ensopado.

09. Jaú

Já se aproximando da metade de nossa lista, vamos falar agora sobre o Jaú. O Jaú é um peixe que impressiona bastante no seu tamanho e peso.

Assim, diferente de outras espécies que falamos aqui, que são pequenas e leves, o Jaú pode passar de um metro e meio e de incríveis 100 quilos. Sem dúvidas é um dos peixes que mais impressionam quando falamos em espécies grandes.

Dessa forma, sobre a sua alimentação, este é peixe carnívoro. Em relação aos pratos que podemos fazer com Jaú, um dos que mais se destacam é o Bacalhau de Jaú.

10. Garoupa

Como décima espécie da lista, falaremos agora sobre o Garoupa. Sendo uma espécie muito marcante, o Garoupa é um peixe gordo e que conta com uma boca bem grande. A primeira vista, é um peixe assustador.

Com isso, esse peixe também é popularmente conhecido como Mero. Mesmo tendo uma aparência diferente e até assustadora, assim como falamos, ele é um peixe muito atrativo do ponto de vista nutricional.

Dessa forma, para você ter uma ideia, este peixe conta com um teor de gordura muito baixo. Sendo assim, ele acaba sendo um peixe muito requisitado para receitas. Entre as principais receitas que podem ser feitas com o Garoupa, podemos destacar o Garoupa ao forno.

11. Sardinha

Em décimo primeiro lugar de nossa lista, não poderíamos deixar de falar da Sardinha. Assim, entre todas as espécies que falamos até agora, consideramos que seja quase impossível você não conhecer a Sardinha.

Estando muito presente na dieta do Brasileiro, a Sardinha é um peixe pequeno, mas super saboroso. No dia a dia, indo ao supermercado, podemos facilmente encontrar sardinha enlatada. O que atrai muito na Sardinha é que ela é rica em ômega 3.

Além disso, existem muitas receitas que podemos fazer com este peixe, uma delas é a Sardinha ao forno.

12. Gadus Morhua

Se você gosta de peixes, com certeza você conhece o Bacalhau. Contudo, um ponto que poucas pessoas sabem é que o Bacalhau não é um peixe, mas sim cinco tipos de peixes. Nesse caso, entre esses tipos, o Gadus Morhua é considerado o bacalhau mais nobre que temos.

Assim, para quem gosta de fazer boas receitas, não temos dúvidas que o Bacalhau é uma ótima opção.

Dessa forma, entre as receitas que podem ser feitas, podemos destacar o Bacalhau ao forno.

13. Salmão

Um outro peixe de grande porte muito conhecido e requisitado é o Salmão. O Salmão é um peixe muito buscado, principalmente por quem gosta de comida japonesa.

Sobre esse peixe, ele é um peixe com um tamanho médio de 40 centímetros e que pode chegar a pesar 47 quilos. Realmente é um peixe que pode pesar bastante.

Comentando um pouco sobre as receitas que podem ser feitas com o Salmão, podemos destacar o Salmão Grelhado e ao Forno.

14. Merluza

De uma forma parecida com o Bacalhau, o Merluza não é um peixe específico. Assim, na verdade, o Merluza é um nome que as pessoas dão aos peixes da ordem Gadiformes.

No dia a dia, vemos o Merluza sendo preparado grelhado - muito procurado por se tratar de um peixe com um baixo percentual de gordura. Entretanto, também existe uma grande gama de receitas que podem ser feitas com o Merluza, um exemplo é o Merluza assado.

Por isso, se você nunca provou, vale muito a pena provar o Merluza.

15. Polaca do Alasca

 

Sendo a espécie mais encontrada no Alasca, o Polaca do Alasca é um peixe que encanta muito os amantes de peixes.

Tendo um sabor muito suave, o Polaca do Alasca é um peixe de carne branca muito versátil, podendo ser preparado de diversas formas.

Dessa forma, mesmo sendo muito preparado ao forno, é possível fazer receitas com o Polaca do Alasca de forma grelhada, assada e muito mais.

Realmente é um peixe excelente para quem busca fazer receitas.

16. Atum

De uma forma parecida com a sardinha, o Atum é um peixe muito procurado e desejado pelas pessoas que gostam de peixes.

Muitas vezes sendo encontrado em lata, os atuns podem chegar até 3 metros de comprimento. Agora, se você se impressionou com o comprimento que este peixe pode chegar, fique tranquilo, o mais surpreendente vem a seguir:

Talvez você não saiba, mas o peso médio do Atum é de aproximadamente 450kg. Isso mesmo, 450kg - podendo chegar até 650kg.

No nosso dia a dia, como comentamos antes, este peixe é muito encontrado em Lata. Na parte das receitas, o Atum costuma ser buscado pela quantidade de proteína que possui e pelo baixo percentual de gordura.

17. Peixe Badejo

Sendo um peixe comum em nosso litoral, o Badejo é um peixe que proporciona ótimas receitas e que é muito buscado pelos amantes dos peixes.

Falando um pouco mais sobre esse peixe, o Badejo é um peixe que consegue alcançar mais de 1 metro de comprimento e mais de noventa quilos.

Entre as receitas que são feitas com ele, o Filé de Badejo ao molho é muito buscado, assim como o Badejo Assado.

Para quem está querendo inovar nas receitas, não temos dúvidas que o Badejo é uma ótima opção.

18. Corvina

Já chegando ao final de nossa lista, vamos falar agora do Corvina. Sendo um peixe que se alimenta de outros peixes, o Corvina é um peixe facilmente encontrado em poços e reservatórios.

Diferente de outras espécies que falamos até agora, que contam com sabores mais suaves, o Corvina é um peixe com sabor muito forte. Assim, nem sempre ele é um peixe que agrada a todos os paladares.

Sobre o tamanho, Corvina pode chegar até 2 metros e 50 quilos. Desse modo, realmente vemos que é um peixe de grande porte.

Dando algumas recomendações de receitas que você pode fazer com ele, podemos destacar: Corvina Ensopada e Corvina ao forno.

19. Peixe Panga

Como penúltimo de nossa lista, vamos falar agora do Panga. O Panga é um peixe que não ouvimos falar com frequência aqui no Brasil porque ele é criado massivamente no Vietnã.

Mesmo o Vietnã sendo o principal cultivador desse peixe, acabamos encontrando esse peixe aqui no país oriundo de importação.

Aqui, vemos o Panga sendo preparado assado e ao forno, contudo, também podemos encontrá-lo sendo preparado com pirão.

20. Peixe Linguado

Tendo um formato muito característico, o Linguado é um peixe que vive em locais mais fundos. Aqui no Brasil, vemos o Linguado geralmente nas águas costeiras do litoral.

Sendo assim, na parte das receitas, o Linguado é um peixe que geralmente é preparado grelhado e assado. Grelhado, você pode combiná-lo com batatas ou até mesmo com uma massa. É realmente um peixe super versátil e que combina bem com vários acompanhamentos.

Bom, por hoje ficamos por aqui. Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a conhecer melhor mais espécies.

Gostou do Peixe na Isca?

Seu novo site sobre pesca.

Deixe uma resposta


COMENTAR