Site dos pescadores amadores do Brasil.

EQUIPAMENTOS DE PESCA

A pescaria começa muito antes do dia da pesca.

Para nós pescadores, a pesca já começa com a preparação da tralha de pesca. É preciso pensar em que tipo de pescaria vamos fazer, se é com isca artificial ou natural. Se for isca natural exige pensar em quais iscas irá adquirir, anzol, chumbada, boia (se for o caso)... e assim por diante.

É muito importante que a tralha de pesca tenha tudo o que precisaremos para a pescaria ser produtiva.

Veja agora dicas dos melhores equipamentos de pesca recomendada pela comunidade de pescadores amadores do Peixe na Isca.

Peixe na Isca

Quais são os equipamentos de pesca essenciais?

equipamentos de pesca

A tralha de pesca de cada pescador é algo pessoal, cada um tem a sua. Nela o pescador leva tudo aquilo que acha importante para a pescaria que vai realizar.

A ideia é ter todos os apetrechos que serão úteis para pescar determinado tipo de peixe ou ter uma variedade de opções para não perder o mínimo de fisgadas.

Para que você não esqueça dos itens essenciais que toda tralha de pesca deve ter, veja abaixo algumas dicas importantes.

Iscas artificiais
 

Iscas artificiais

Se a pesca for com iscas artificiais, é muito importante ter variações de iscas, cores e tamanhos.

Uma das iscas mais versátil em água salgada é o camarão artificial. Devido a maioria dos peixes predadores se alimentam desse crustáceos, o camarão artificial é uma excelente escolha de isca para ter na tralha de pesca.

Já os plugs (iscas artificiais duras) são bastante usadas com ótimos resultados em todos os tipos de pesca, seja em água salgada ou doce.

As cores a ser usada na pesca depende de vários fatores. Um dos fatores é a cor da água. Geralmente se usa a cor da isca em contraste com a cor da água, ou seja, se a cor da água estiver escura, talvez seja interessante usar iscas com cores claras e vice-versa.

 

Anzol de pesca

Na pescaria com iscas naturais é importante pensar no tipo de anzol que irá usar e também o tamanho do anzol.

Uma das dicas é tentar saber quais os tipos de peixes que costuma bater no lugar onde será realizada a pesca. Com essa informação é possível ter uma noção melhor de qual anzol usar.

Caso você não tenha muita informação sobre os peixes que costuma bater no lugar que irá pescar, poderá escolher dois ou três tipos de anzol de tamanhos diferentes e testar na hora da pesca qual é mais produtivo. Se ao usar um anzol, os peixes roubarem demais as iscas, tente trocar por um menor.

Algo muito prático na hora de pescar com isca natural é deixar pronto o chicote. Veja abaixo mais informações.

Anzol
 

O que é chicote de pesca?

Chicote de pesca é ter já o anzol e a chumbada (ou boia) já presas num pedaço de linha. Deixar o chicote pronto facilita na hora da pesca. Basta prender essa linha (chicote) na linha principal do molinete (ou carretilha) e está pronto para pescar.

Ao prender o chicote, pode ser usado engate para facilitar a troca do chicote caso deseje usar outro tipo de anzol durante a pesca.

 

Molinete de pesca

O molinete (ou a carretilha) é um dos itens mais importantes na hora da pesca.

Os molinetes parecem todos iguais, mas não são. Cada um tem sua particularidade. Por exemplo, dependendo do tipo de pesca, é importante saber a quantidade de linha que o carretel do molinete suporta.

Vamos supor que você fará a pesca de praia (surfcasting), onde você arremessa a vara da areia da praia. Nessa modalidade, o arremesso precisa alcançar entre 60m a 150m de distância. Nesse caso seu molinete precisa ter um carretel que suporte um bom volume de linha de acordo com o diâmetro em milímetros que deseja usar da linha.

Outra dica é saber o "ratio" do molinete, principalmente se for trabalhar com iscas artificiais. O ratio informa o quantidade de recolhimento de linha em relação às voltas da manivela do molinete. Às vezes, o trabalho de uma isca artificial pode ser beneficiada de acordo com o ratio do molinete.

Molinete
vara de pesca
 

Vara de pesca

A vara de pesca varia em tamanho, resistência e ação..

Para a pesca ser mais produtiva é importante usar a vara de pesca adequada à modalidade sendo aplicada.

Por exemplo, se a pesca for embarcada, geralmente se usa uma vara curta. Já para uso de trabalho com isca artificial de camarão, muitos pescadores gostam de vara com ação de ponta de vara rápida para que a ponta possa envergar ao trabalhar a isca e ser suave o levantamento da isca para atrair o peixe.